A Educação Escolar Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul:

um diálogo com intelectuais indígenas e suas produções do conhecimento

Autores

  • Carlos Magno Naglis Vieira Universidade Católica Dom Bosco/UCDB
  • Aurieler Jaime de Abreu Universidade Católica Dom Bosco
  • Rozane Alonso Alves Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p273-289

Resumo

O artigo corresponde ao projeto de pesquisa “A relação entre a formação de professores, os projetos políticos pedagógicos e a organização curricular em escolas indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul”, financiado pelo edital EDUCA/FUNDECT e vinculado a Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Tendo como objeto de pesquisa os trabalhos realizados por intelectuais indígenas dentro do Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, buscamos mapear e analisar as dissertações produzidas entre os anos de 2003 a 2016. Para esse trabalho, foram analisadas três dissertações que têm como objetivo a compreensão de seus contextos étnico-culturais, principalmente no que se refere à educação escolar e as problemáticas que as envolvem na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Carlos Magno Naglis Vieira, Universidade Católica Dom Bosco/UCDB

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco.

Publicado

01-09-2017

Como Citar

VIEIRA, Carlos Magno Naglis; ABREU, Aurieler Jaime de; ALVES, Rozane Alonso. A Educação Escolar Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul:: um diálogo com intelectuais indígenas e suas produções do conhecimento. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n2p273-289. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3011. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos