Reflexiones sobre el desarrollo del aprendizaje y la complejidad neurocognitiva
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p455-470Resumo
O presente texto pretende abordar e discutir a relação entre experiência, memória, emoção e estímulo no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, buscamos apoio em diversos estudos que fornecem alguns fundamentos sobre os mecanismos cerebrais relacionados à aprendizagem humana. Com isso, através do diálogo entre os autores citados e seus interlocutores, fazemos algumas considerações sobre a complexidade do cérebro humano no que denominamos de elementos basais de aprendizagem. Embora este ensaio promova um tatear inicial pelo assunto em discussão, buscamos apontar que não se pode atribuir a racionalidade do ser humano somente a um único fator, mas sim, distintos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .