Diocese de Guarapuava:

uma estratégia político-educacional da Igreja Católica no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p485-505

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o processo de criação da Diocese de Guarapuava como uma estratégia político-educacional da Igreja Católica, circunscrita no contexto da segunda metade do século XX. Apoia-se em Pierre Bourdieu, principalmente nos conceitos de campo e estratégia, bem como no Livro Tombo, no Boletim Diocesano e na literatura que tem a Igreja Católica em seu horizonte investigativo, os quais nos permitem afirmar que a presença da Diocese de Guarapuava ao longo dos bispados de D. Helmel (1966-1986) e D. Cavallin (1986-1992), expressa uma estratégia político-educacional, pois objetiva criar condições mais efetivas de evangelização ou/e de aproximação entre clero e fiéis, assim como de mecanismos para garantir a presença da Igreja Católica nos diferentes espaços do mundo social.

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Biografia do Autor

Janete Queirós, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduada em Filosofia. Professora na Faculdade Guarapuava no Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus de Uvaranas - Ponta Grossa – Paraná.

Névio de Campos, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Pós-Doutor em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná; Doutor em Educação, na Linha de Pesquisa de História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Publicado

29-08-2018

Como Citar

QUEIRÓS, Janete; CAMPOS, Névio de. Diocese de Guarapuava:: uma estratégia político-educacional da Igreja Católica no Paraná. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n2p485-505. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3207. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos