A República e o cidadão:
propostas para o ensino de Educação Moral e Cívica no Paraná - (1906 a 1910)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p397-417Resumo
O objetivo deste artigo é fazer circular os resultados de investigação desenvolvida por meio de projeto de pesquisa associado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. O procedimento definido para a pesquisa considerou as metodologias cunhadas no campo da História da Educação que tomam a Imprensa Pedagógica como foco de estudos. A análise se inseriu no campo da Nova História Cultural, mais precisamente, vinculou-se aos conceitos de Representação e Apropriação, desenvolvidos por Roger Chartier. Os resultados apontaram, nos discursos publicados no periódico, em consonância com os resultados de outros estudos divulgados pela historiografia da educação, sobretudo nos últimos 20 anos, o destaque ao ensino de Educação Moral e Cívica como elemento primordial na formação dos “recém-nascidos” cidadãos republicanos paranaenses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .