Juventudes universitárias populares e educação freireana:

reflexões sociológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p305-325

Resumo

Apresenta reflexões acerca da categoria freireana educação popular e fenômenos vinculados à juventude universitária brasileira. Nosso propósito é 1) demonstrar que os universitários brasileiros, em boa medida e cada vez mais, têm origens sociais nas camadas mais populares, 2) sugerir que para este tipo de juventude é a educação popular freireana a base conceitual mais próxima para compreender as vicissitudes deste grupo, e 3) inferir que o ensino superior não está totalmente alheio às questões da juventude universitária popular e que a educação popular vem sendo aplicada neste universo. A escolha por universitários populares decorre de um fenômeno recente no Brasil denominado “massificação do ensino superior”. A juventude, enquanto categoria carrega discursos dos mais díspares tanto que os sociólogos da juventude preferem utilizar a expressão “juventudes”. O desafio é argumentar que a categoria educação popular se subsume perfeitamente aos fenômenos da juventude universitária popular brasileira. Os dados aqui trazidos têm como fonte pesquisas do Fórum Nacional do Pró-reitores de Assuntos Estudantis. Os resultados apontam que a massificação do ensino superior no Brasil é um fenômeno em andamento, que a universidade brasileira se popularizou e que parte dela utiliza a educação popular freireana como aporte teórico e fonte de diálogo com a juventude universitária popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalberto Carvalho Ribeiro, Universidade Federal do Amapá UNIFAP

adalb.cr@gmail.com

Maria Natália Carvalho Alves, Universidade de Lisboa - IEUL

nalves@ie.ulisboa.pt

Publicado

09-08-2018

Como Citar

RIBEIRO, Adalberto Carvalho; ALVES, Maria Natália Carvalho. Juventudes universitárias populares e educação freireana:: reflexões sociológicas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n2p305-325. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3335. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Exercícios de trans-ver Paulo Freire