Trajetórias de educação ambiental na Amazônia Paraense:
releituras e inquietações do legado freiriano na formação do educador
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p341-355Resumo
As contribuições do pensamento de Paulo Freire para a educação brasileira são indiscutíveis. O presente artigo parte das preocupações acerca da problematização do papel da educação ambiental para a melhor compreensão e leitura crítica da realidade, demonstrando as aproximações entre o campo teórico da educação ambiental e o pensamento freiriano e suas releituras. O artigo se organiza a partir da apresentação da trajetória da autora, seu percurso acadêmico e profissional e a aproximação tanto da teoria freiriana por meio de experiências em atividades formativas de alfabetização de jovens e adultos com base nesta teoria, quanto da educação ambiental em suas várias concepções e possibilidades práticas, vista a partir de alguns resultados de pesquisa apresentados. A metodologia para elaboração do artigo obedeceu, portanto, uma perspectiva qualitativa, com ênfase para a apresentação de uma narrativa como condutora dos encontros com as discussões tratadas. Conclui-se afirmando a atualidade do pensamento freiriano, a necessidade de sua releitura para a melhor compreensão da realidade socioambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .