Pesquisa científica

uma abordagem sobre a complementaridade do método qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p865-881

Resumo

Este artigo aborda que a pesquisa qualitativa caracteriza-se pelo desenvolvimento conceitual, de fatos, ideias ou opiniões, e do entendimento indutivo ou interpretativo, com caráter exploratório, subjetivo e espontâneo, por meio dos métodos utilizados, à luz dos referenciais teóricos. A análise documental e de conteúdo colaboram como atribuidores para crítica e seleção de documentos, pelos dados, pelas categorias de análise, para evidenciação do discurso e do tratamento das informações por meio de indicadores que indiquem a inferência do pesquisador e da triangulação das informações, com opinião de outros autores. Utilizou-se como metodologia a análise por meio da revisão de literatura. Os resultados se justificam na afinidade das pesquisas qualitativas e quantitativas e seu uso para explicação de dados e fenômenos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simaria de Jesus Soares, Universidade estadual de Montes Claros; Universidade de Uberaba

Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba. Atualmente é professora de Biologia do Ensino Médio do Colégio Berlaar Imaculada Conceição e do Colégio Sólido.

Valter Machado da Fonseca, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Técnico em Mineração pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto (MG) - ETFOP (atual CEFET/Ouro Preto), Licenciado em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (MG) -IG/UFU, Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (ênfase em meio ambiente) - PPGED/Faced/UFU. Pós-doutorado em Educação do Campo e Agroecologia pela Faculdade de Educação da UFU. Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Publicado

10-12-2019

Como Citar

SOARES, Simaria de Jesus; FONSECA, Valter Machado da. Pesquisa científica: uma abordagem sobre a complementaridade do método qualitativo. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n3p865-881. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3363. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda