Políticas públicas educacionais, legislação, instituições e práticas escolares

o caso do Município Neutro / Distrito Federal no século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p439-460

Palavras-chave:

Educação, História da educação, Legislação do Distrito Federal.

Resumo

Investigou-se as alterações no debate educacional no fim do Segundo Reinado e na primeira década republicana no Município Neutro (Distrito Federal). A metodologia foi descritiva-analítica, estabelecendo uma leitura crítica e qualitativa dos documentos. Examinou-se as leis, dividindo-as em imperiais e republicanas; foi proposta uma comparação entre a Reforma Leôncio Correia e o Decreto n.º 52, de 1897. Questionou-se: quais as características principais das leis da instrução do Distrito Federal no Segundo Reinado brasileiro e na década inicial da Primeira República? Quais as justificativas para vigências ou interrupções das regulações? Como principais, o incentivo ao estudo para todos os públicos incluindo o pobre e a tentativa de implementação de um Sistema Nacional de Educação estatal; as vigências ou rupturas pautaram-se na secundarização da instrução como tema de ordem prioritariamente pública, atestada pela liberdade de ensino; falta de recursos à materialização das propostas; pelas constantes reformulações dos quadros políticos no Distrito Federal.

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Biografia do Autor

André Souza Santos, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Bolsista de mestrado da CAPES.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Professora Titular do Departamento de Fundamento da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atua no Programa de Pós-Graduação da mesma instituição; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

SANTOS, André Souza; MACHADO, Maria Cristina Gomes. Políticas públicas educacionais, legislação, instituições e práticas escolares: o caso do Município Neutro / Distrito Federal no século XIX. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 439–460, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p439-460. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3445. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda