Paradigmas educacionais em disputa nas escolas

organizações sociais de tipo operacional ou instituições sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p95-115

Palavras-chave:

Fundamentos da educação, Instituição escolar, Paradigma educacional.

Resumo

Fundamentado teoricamente no materialismo histórico-dialético, este artigo resulta de pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo do texto é identificar conceitos que ajudem a responder quais paradigmas estão em disputa no processo de orientação do desenvolvimento das instituições escolares, particularmente as públicas. Desse modo, são apresentados, além dos conceitos de educação e de escola, os de instituição social, organização social de tipo operacional e de paradigma educacional crítico e não crítico. Como exercício de análise concreta de situação concreta, procedimento fundamental da epistemologia marxiana, os referidos conceitos são empregados na análise dos planos de governo dos candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2018 no Brasil. Entre as conclusões enunciadas, destaca-se a assertiva da centralidade do conceito de educação ao entendimento da tensão vivida nas escolas para se transformarem em organizações sociais de tipo operacional, elas que são instituições sociais.

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Biografia do Autor

Marcos Francisco Martins, UFSCAR - Campus Sorocaba

Professor Associado da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) – DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação), mestre e doutor em Educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Líder do GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação), Editor do periódico Crítica Educativa e bolsista PQ-CNPq.

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Publicado

15-04-2020

Como Citar

MARTINS, Marcos Francisco. Paradigmas educacionais em disputa nas escolas: organizações sociais de tipo operacional ou instituições sociais. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 95–115, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n1p95-115. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3577. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - História, historiografia: políticas e práticas