Instituições escolares e história da educação brasileira
análise dos CBHE e do NEPHE-UFU
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p51-71Palavras-chave:
Educação, História da educação brasileira, Instituições educativas.Resumo
O trabalho aborda a expansão e consolidação da produção bibliográfica brasileira que tem como objeto as instituições escolares/educativas, principalmente a partir da década de 1990. Discute-se os conceitos de instituição social e de instituição escolar/educativa e também os fundamentos teórico-metodológicos que têm embasado as pesquisas sobre instituições escolares/educativas. Os alertas recentes sobre as limitações dos estudos, como resultados pouco inovadores, interpretações vagas, destaques a particularismos, entre outros, são indicados. Para demonstração do crescimento da produção sobre instituições escolares/educativas trabalhou-se com os dados dos anais do Congresso Brasileiro de História da Educação, em nove edições, de 2000 a 2017, ficando caracterizada a proeminência desse objeto na maioria dos eventos, com percentuais que beiram os 30% nos três últimos eventos. Como alternativas para a superação das limitações, foram apresentados alguns estudos ligados ao NEPHE-UFU (Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira), em que se discute as instituições escolares e educativas correlacionadas a outras temáticas ou em perspectiva comparada.
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