Educação Salesiana, currículo e formação de governantes:
reconhecendo conflitos por meio da imprensa
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p439-458Resumo
Este trabalho apresenta desdobramentos da história da Educação Salesiana no Colégio Salesiano de Santa Teresa (CSST), localizado em Corumbá-MS. Elegemos como recorte temporal os anos de 1972 a 1987, período que vigorou o convênio que deu origem a Escola Estadual Santa Teresa (EEST) que funcionou simultaneamente ao CSST até 1982, passando a existir, a partir daí, somente a Escola Estadual. É nossa intenção mostrar como o currículo da Educação Salesiana, entendido como construção social, ganhou significado localmente, por meio da imprensa sul-mato-grossense, ao narrar notícias, acontecimentos e jogos de poder, expondo o confronto entre grupos sociais, pois como sabemos, a imprensa é um importante instrumento político. Na análise dos dados, salienta-se conflitos entre formação de governantes e a defesa de acesso à escola pública; salienta-se, ainda, a invisibilidade das mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .