"Gosta de flor?”

o agir e o sentir a partir de uma oficina sobre corpo, gênero e sexualidade com professoras/es em tempos de cruzada moral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p413-430

Palavras-chave:

Corpo, Saúde, Pânico moral.

Resumo

Esse artigo analisa a experiência da oficina “Corpo, Gênero e Sexualidade na Educação”, realizada pela Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde do Adolescente (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com professores/as de escolas públicas, a convite da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Abordou-se essa temática em uma perspectiva comprometida com a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos. Em tempos de cruzada moral, devido um movimento transnacional anti-gênero, a atividade permite-nos refletir a respeito da utilização de técnicas em grupo, como a de clown, para trabalhar com temas que têm sido vistos como “ameaça a infância e a família”. Proporciona também uma reflexão teórico-metodológica sobre o agir e sentir em tempos de pânicos morais e ameaças de criminalização do trabalho docente sobre gênero e sexualidade.

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Biografia do Autor

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professor do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande), do Mestrado em Educação (Campus do Pantanal - Corumbá) e do Mestrado em Antropologia Social da Faculdade de Ciências Humanas (FACH). 

Soraya Solon , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMT

Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Brasil.

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Publicado

14-08-2020

Como Citar

DUQUE, Tiago; SOLON , Soraya. "Gosta de flor?”: o agir e o sentir a partir de uma oficina sobre corpo, gênero e sexualidade com professoras/es em tempos de cruzada moral. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 413–430, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n2p413-430. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3764. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Arte-fatos: tensões e(m) possibilidades entre cultura, pesquisa e educa