As tecnologias como mediadoras no ensino e aprendizagem da linguagem oral utilizando os contos de fadas

a prática na Escola Caetano Dias em Macapá/AP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p677-697

Palavras-chave:

Tecnologias, Linguagem oral, Ensino-Aprendizagem.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a possibilidade de uso das tecnologias enquanto ferramenta mediadora no ensino-aprendizagem da linguagem oral em crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da escola Caetano Dias Thomaz, no distrito de Fazendinha em Macapá/AP. Trata-se de estudo de caso com abordagem qualitativa com objetivos exploratórios. Os dados foram analisados com a técnica da Análise de Conteúdo. Foram estabelecidas três categorias de análise: repertório linguístico; expressão oral e imitação. Os resultados comprovam que os alunos desenvolvem aspectos da oralidade com mais facilidade ao ouvir ou ler um conto de fadas, sendo capazes de falar sobre seus personagens preferidos, sobre características do gênero, enredo, expressando-se com mais facilidade, exercendo a capacidade de ouvir, de respeitar diferenças, saber ouvir e contar histórias.

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Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPA

Pós-Doutor em Educação (UNIFAP). Doutor em Teologia (Faculdades EST). Professor Permanente no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP) e professor na Faculdade Madre Tereza em Santana/Amapá. Vice-lider do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/ CNPq). 

Minelva Medeiros dos Reis, Secretaria Municipal de Educação de Macapá-AP

Graduada em Letras (FAMA). Especialista em Mídias na Educação (UNIFAP). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira (IBPEX). Especialista em Supervisão e Formação de Professores – Conhecimento e Ciência. Pós graduanda em Políticas Educacionais (UNIFAP). Professora da rede municipal de ensino de Macapá-AP. 

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Publicado

05-11-2021

Como Citar

CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão; REIS, Minelva Medeiros dos. As tecnologias como mediadoras no ensino e aprendizagem da linguagem oral utilizando os contos de fadas: a prática na Escola Caetano Dias em Macapá/AP. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 677–697, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p677-697. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3889. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas pedagógicas