Implementação de recursos de Tecnologia Assistiva na prática pedagógica de uma professora de Educação Especial

proposta de um curso de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p843-863

Palavras-chave:

Educação especial, Tecnologia assistiva , Formação de professores.

Resumo

O estudo teve como objetivo implementar e avaliar um curso de formação em Tecnologia Assistiva (TA) na perspectiva colaborativa a partir de demandas apresentadas por uma professora de Educação Especial. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas: na primeira foi utilizado um roteiro para observação em sala de aula; na segunda foi desenvolvido um curso de formação em TA e na terceira foi realizada avaliação do curso pela professora participante do estudo. Os dados obtidos indicaram ausência de implementação dos recursos de TA. Após a realização do curso de formação foi possível constatar que o mesmo promoveu a compreensão sobre a importância da TA, sua finalidade, bem como a instrumentalização da participante. A partir dos resultados obtidos, é possível concluir sobre a importância e necessidade de se promover junto às políticas públicas a formação de professores para o uso de TA.

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Biografia do Autor

Andressa Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atualmente é doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Adriana Garcia Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, graduação em Fisioterapia pela Universidade de Marília, mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

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Publicado

05-11-2021

Como Citar

LOPES, Andressa; GONÇALVES, Adriana Garcia. Implementação de recursos de Tecnologia Assistiva na prática pedagógica de uma professora de Educação Especial: proposta de um curso de formação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 843–863, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p843-863. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3896. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda