O legado freiriano para uma Educação Física escolar contra-hegemônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p669-682

Palavras-chave:

Educação física., Práticas pedagógicas., Paulo Freire.

Resumo

O artigo, de caráter ensaístico, apresenta a reflexão sobre a contribuição da obra de Paulo Freire para a área da Educação Física escolar e sua importância para a consolidação de práticas contra-hegemônicas. À luz das ideias freirianas, em convergência com as teorias críticas e pós-críticas do currículo, dá ênfase aos conceitos do diálogo, da ética, da amorosidade, da diretividade, da reflexão e da rigorosidade, elementos basilares para a ação dos professores nas instituições escolares. O objetivo deste ensaio é contribuir para o debate acerca da prática pedagógica progressista da Educação Física escolar, não apenas sob a égide do ideário freiriano, mas em aproximação com o aporte teórico que orienta o trabalho docente democrático e emancipatório no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Alessandra Andrea Monteiro , Universidade Ibirapuera - Faculdade de Educação Física

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, Doutora em Educação, pela Universidade de Sorocaba. Professora titular da Prefeitura Municipal de São Paulo desde o ano 2000. Exerce a função de Assistente de Direção. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, cotidiano escolar, Paulo Freire, currículo, formação e atuação de professores e corporeidade. É membro do Grupo Potencial, da Universidade de Sorocaba (UNISO), coordenado pela Profª. Drª Vilma Lení Nista-Piccolo. É coordenadora do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Ibirapuera.

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

MONTEIRO , Alessandra Andrea. O legado freiriano para uma Educação Física escolar contra-hegemônica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 669–682, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n3p669-682. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3903. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Física Escolar