O legado freiriano para uma Educação Física escolar contra-hegemônica
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p669-682Palavras-chave:
Educação física., Práticas pedagógicas., Paulo Freire.Resumo
O artigo, de caráter ensaístico, apresenta a reflexão sobre a contribuição da obra de Paulo Freire para a área da Educação Física escolar e sua importância para a consolidação de práticas contra-hegemônicas. À luz das ideias freirianas, em convergência com as teorias críticas e pós-críticas do currículo, dá ênfase aos conceitos do diálogo, da ética, da amorosidade, da diretividade, da reflexão e da rigorosidade, elementos basilares para a ação dos professores nas instituições escolares. O objetivo deste ensaio é contribuir para o debate acerca da prática pedagógica progressista da Educação Física escolar, não apenas sob a égide do ideário freiriano, mas em aproximação com o aporte teórico que orienta o trabalho docente democrático e emancipatório no cotidiano escolar.
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