O conhecimento e as virtudes como fundamentos para as ações do líder/governante
um estudo do reinado de D. Afonso IV (1325- 1357) e o desenvolvimento da universidade portuguesa no século XIV
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p865-884Palavras-chave:
História da educação medieval, Virtudes, Governante/líder.Resumo
O artigo tem por objetivo apresentar o reinado de D. Afonso IV (1291-1357) no governo de Portugal, no século XIV, com ênfase nas suas atuações em relação ao desenvolvimento e proteção da Universidade. Esse estudo pauta-se, principalmente, em Cartas do referido rei, contidas no Chartulariium Universitatis Portugalensis. Considerando a perspectiva da longa duração, independentemente do tempo histórico, o governante desempenha um papel social essencial. Tanto as cidades como as Universidades necessitam de um líder preparado, educado para praticar as virtudes, pensar e agir em direção ao bem comum, ao desenvolvimento da sociedade. Para isso verificaremos sobre as características desse conhecimento a partir das formulações de Boaventura de Bagnoregio (1217/21-1274) e Tomás de Aquino (1224/25-1274), ambos do século XIII. Também apresentaremos o reinado de D. Afonso IV e suas influências no governo de Portugal, no século XIV. O estudo pautou-se, principalmente, no escrito Do reino ou do governo dos príncipes ao rei de Chipre, de Tomás de Aquino; na obra As Seis asas do Seraphim, de Boaventura de Bagnoregio e em Cartas, do século XIV, de D. Afonso IV, contidas no Chartulariium Universitatis Portugalensis. Entende-se que esse estudo se constitui como uma possibilidade de reflexão sobre as possíveis ações do governante/líder seja na sociedade, seja na escola/universidade.
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Referências
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