Comunicação, educação e semiótica

a importância das imagens na busca pela aceitação da diversidade

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pompeu Marques Filho, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutor em Ciências da Comunicação, com foco em consumo e usos midiáticos, pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (PPGCC-Uniso). Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CITELLI, Adilson. Prefácio. In: SOUZA, Luciana Coutinho Pagliarini de; DRIGO, Maria Ogécia. Diversidade e livros didáticos: artimanhas das imagens. Curitiba: Appris, 2020.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

POMPEU, Bruno; PEREZ, Clotilde. As contribuições da publicidade de causa na construção de um novo lugar para o consumo. Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, 2020. (no prelo).

SANTAELLA, Lucia; PEREZ, Clotilde; POMPEU, Bruno. Semiótica da causa nas relações de consumo: os vínculos de sentido entre acaso, causação eficiente e propósito em campanhas publicitárias. Revista e-Compós, São Paulo, 2020. (no prelo).

SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2015.

SOUZA, Luciana Coutinho Pagliarini de; DRIGO, Maria Ogécia. Diversidade e livros didáticos: artimanhas das imagens. Curitiba: Appris, 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

MARQUES FILHO, B. P. Comunicação, educação e semiótica: a importância das imagens na busca pela aceitação da diversidade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, p. 271–277, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4049. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Resenhas