Política de formação docente no estado do Acre

a experiência do plano nacional de formação de professores da educação básica/PARFOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4129

Palavras-chave:

Universidade Federal do Acre, PARFOR, política de formação docente.

Resumo

O presente artigo procura descrever as propostas de formação de professores, no estado do Acre, atualmente, através da Diretoria de Interiorização da Universidade Federal do Acre/UFAC, preocupação que vem desde 1973, implantando programas especiais de formação docente no interior do estado. Em 2009, a CAPES, por meio do Decreto nº 6.755/2009, institui a política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica, cria o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR, com o objetivo de oferecer a educação superior para professores em atuação na rede pública de educação básica. Ressaltamos que a inserção do PARFOR, no contexto e na realidade educacional acriana, enquanto programa e estratégia de formação de professores, tem se constituído na possibilidade efetiva de ampliar o debate e a reflexão acerca das múltiplas dimensões e determinações que interferem sobre a formação, o trabalho e a prática pedagógica dos professores em contexto e realidade amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pierre André Garcia Pires, Universidade Federal do Acre/UFAC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Professor Adjunto, Classe 603, da Universidade Federal do Acre/UFAC. Lider do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura/UFAC. Professor do Ensino Superior da Graduação e dos Programas de Pós- Graduação:  Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- MPECIM  e do Mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental.

 

 

Pelegrino Santos Verçosa, Universidade Federal do Acre

Dr. em Educação pela Universidade do Paraná. Professor Adjunto da Universidade Federal do Acre. Vice-lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura.

Referências


Downloads

Publicado

22-03-2023

Como Citar

PIRES, Pierre André Garcia; VERÇOSA, Pelegrino Santos. Política de formação docente no estado do Acre: a experiência do plano nacional de formação de professores da educação básica/PARFOR. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023003, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4129. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4129. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda