O Coordenador pedagógico no processo de acompanhar, aprender e se (trans)formar junto ao aluno com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4163

Palavras-chave:

coordenador pedagógico, educação especial, inclusão.

Resumo

No presente artigo pretendemos como objetivo: compreender os processos de (trans)formação do coordenador pedagógico no acompanhamento do aluno com deficiência no contexto da educação especial e inclusiva. Trata-se de um estudo com abordagem de pesquisa qualitativa, utilizando-se os métodos dedutivo-indutivo, e como instrumentos de investigação: a observação participante e o questionário semiestruturado. De acordo com os resultados, as reflexões evidenciam que os Coordenadores Pedagógicos sentem dificuldades por falta de formação continuada para eles e os professores; não sabem como desenvolver estratégias metodológicas e didáticas que ajudem na aprendizagem dos alunos; falta apoio por parte da Secretaria Municipal de Educação, família e da escola para o acompanhamento dos alunos deficientes que possa favorecer no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. Além disso, as reflexões do estudo demonstram que para essas profissionais, a inclusão nos contextos educacionais e formativos contribui com a inserção, permanência e desenvolvimento social e educacional das pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.  Professora da Universidade Estadual do Maranhão - CESC/UEMA e atualmente Diretora o Curso de Pedagogia. Professora permanente do Programa de Pós - Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da UEMA. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação Ciências e Tecnologia de Caxias - MA – SEMECT. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CNPq). Experiência nas áreas de formação, educação especial e inclusiva, desenvolvimento profissional e a profissionalização docente.

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ).

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Enfermeira. Doutora em Saúde. Especialista em Ensino Estruturado voltado para a educação de autistas. Professora da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Integrante Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade, líder da Linha de pesquisa: Saúde, Educação Inclusiva e aspectos psicossociais da pessoa com deficiência: diálogo entre gerenciamento da proteção dos direitos e da acessibilidade como um bem social.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do; MORAIS, Joelson de Sousa; CARVALHO FILHA, Francidalma Soares Sousa. O Coordenador pedagógico no processo de acompanhar, aprender e se (trans)formar junto ao aluno com deficiência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023018, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4163. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4163. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda