Interfaces de um ensino pautado na escuta sensível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4165

Palavras-chave:

escuta sensível, ensino aprendizagem, pesquisa qualitativa.

Resumo

Este artigo constitui um recorte da dissertação de mestrado que abordou a escuta sensível nas práticas de ensino de uma professora ao ensinar. Nele expõe-se de que forma a professora pesquisada efetiva essa prática e suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes. A problemática levantada é a seguinte: Como a escuta sensível se apresenta no processo de ensino e aprendizagem de uma professora em atuação? O objetivo elencado é investigar a escuta sensível como ação mediadora nas práticas de ensino. Dessa forma, explicita-se como se deu o processo metodológico de coletas de dados.  Escolheu-se a abordagem qualitativa para realizar a pesquisa, com aproximação do estudo de caso. Conforme evidenciado na pesquisa, a escuta sensível efetivada pela professora contribuiu para que os estudantes durante o ano letivo conseguissem manter um bom relacionamento e aprender de forma que incentivasse o protagonismo dos mesmos. Com base na escuta sensível, a professora realiza seu planejamento de forma a atender às especificidades pedagógicas de cada estudante, respeitando-os nas suas particularidades e formas diferentes de aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professora efetiva da Educação Básica Rede Estadual de Mato Grosso, atuando como professora na Escola Estadual Rui Barbosa e na Faculdade de Alta Floresta FAF. Graduada em Pedagogia pela União das faculdades de Alta Floresta (UNIFLOR), Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pela AJES e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva pela CENSUPEG, Mestra em Ensino pela UNIVATES. 

Jacqueline Silva da Silva, Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Possui graduação em Pedagogia pela UNISC, mestrado em Educação pela PUCRS e doutorado em Educação pela UFRGS. Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari/Univates /Lajeado/RS onde atua nos cursos de Pedagogia, no Mestrado e Doutorado em Ensino, no Mestrado e Doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas e professora do Minter em Ensino que ocorre em parceria com a UNIAGES de Paripiranga/BA. 

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

LIDOINO, Andreia Cristina Pontarolo; SILVA, Jacqueline Silva da. Interfaces de um ensino pautado na escuta sensível. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023051, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4165. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4165. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda