O processo de colaboração entre família e escola como possibilidade de formação humana de estudantes em espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4169

Palavras-chave:

Família e escola. Complexos sociais. Participação e Colaboração

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir como se articulam as relações entre família e escola e como essas instituições podem ajudar no processo de reprodução social, a fim de colaborar com a educação para formação humana. A pesquisa, do tipo bibliográfica, é apoiada nas ideias de Lukács, sobre complexos sociais, e em pesquisas que se dedicam à problemática família e escola. A discussão reflete, de forma mais ampla, que, respeitando suas especificidades, família e escola atuam como complexos sociais responsáveis pela formação dos seres humanos e que, portanto, precisam assumir relação de colaboração quando se trata dos processos educativos escolares. Entretanto, nem sempre isso acontece. Tradicionalmente essa relação tem sido marcada por tensões e omissões. Os resultados desta pesquisa apontam que, assumindo a colaboração, família e escola dialogam e atuam conjuntamente, respeitando seus limites e possibilidades no desenvolvimento de ações que medeiam a formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Sousa Alencar Marques , Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, vinculada à linha de pesquisa Formação humana e processos educativos.

Jean Carlos de Sousa Pessoa, Universidade Federal do Piauí

Psicólogo e Mestrando em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana - NEPSH.  

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

MARQUES , Eliana Sousa Alencar; PESSOA, Jean Carlos de Sousa. O processo de colaboração entre família e escola como possibilidade de formação humana de estudantes em espaço escolar. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023019, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4169. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4169. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda