Wahuiru Pakup

novo sol na escola indígena Sateré-Mawé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4170

Palavras-chave:

educação indígena, Sateré-Mawé, etnografia.

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa etnográfica sobre os sentidos da escola para uma comunidade Sateré-Mawé (Maués/AM). A primeira parte do artigo aborda aspectos históricos das lutas travadas pelo grupo para persistir em seus modos tradicionais de existência, afirmando sua identidade étnica, e os percalços até o reconhecimento oficial da escola indígena Wahuiru Pakup (Novo Sol). Já a segunda parte analisa as relações sociais e simbólicas na escola, seus ritos, tempos e espaços específicos, visando compreender as práticas sociais e pedagógicas que nela ocorrem. Por fim, empreende-se uma reflexão sobre o papel da subjetividade durante a pesquisa etnográfica, que demandou uma intensa imersão no campo, com observação participante nas atividades cotidianas locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Castro dos Santos, Universidade Católica de Petrópolis

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Possui Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU (2015). Graduada em Administração pela Faculdade Salesiana Dom Bosco - FSDB (2010). Integra o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP). Pesquisa educação indígena e relações étnico-raciais.

Debora Breder , Universidade Católica de Petrópolis

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e Bacharel em Comunicação Social, habilitação Cinema, pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Católica de Petrópolis, integrando o Programa de Pós Graduação em Educação. 

Downloads

Publicado

27-07-2023

Como Citar

SANTOS, Marta Castro dos; BREDER , Debora. Wahuiru Pakup: novo sol na escola indígena Sateré-Mawé. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023020, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4170. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4170. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda