Wahuiru Pakup

novo sol na escola indígena Sateré-Mawé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4170

Palavras-chave:

educação indígena, Sateré-Mawé, etnografia.

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa etnográfica sobre os sentidos da escola para uma comunidade Sateré-Mawé (Maués/AM). A primeira parte do artigo aborda aspectos históricos das lutas travadas pelo grupo para persistir em seus modos tradicionais de existência, afirmando sua identidade étnica, e os percalços até o reconhecimento oficial da escola indígena Wahuiru Pakup (Novo Sol). Já a segunda parte analisa as relações sociais e simbólicas na escola, seus ritos, tempos e espaços específicos, visando compreender as práticas sociais e pedagógicas que nela ocorrem. Por fim, empreende-se uma reflexão sobre o papel da subjetividade durante a pesquisa etnográfica, que demandou uma intensa imersão no campo, com observação participante nas atividades cotidianas locais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marta Castro dos Santos, Universidade Católica de Petrópolis

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Possui Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU (2015). Graduada em Administração pela Faculdade Salesiana Dom Bosco - FSDB (2010). Integra o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP). Pesquisa educação indígena e relações étnico-raciais.

  • Debora Breder , Universidade Católica de Petrópolis

    Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e Bacharel em Comunicação Social, habilitação Cinema, pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Católica de Petrópolis, integrando o Programa de Pós Graduação em Educação. 

Downloads

Publicado

27-07-2023

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

Wahuiru Pakup: novo sol na escola indígena Sateré-Mawé. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023020, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4170. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4170. Acesso em: 15 dez. 2025.