Pierre Bourdieu

poder simbólico, campo e habitus na realidade sindical dos trabalhadores em Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4171

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, sindicalismo, educação.

Resumo

O objetivo geral do artigo é analisar criticamente como ocorre a legitimação sindical para representar a categoria dos professores em Educação Básica pública, tendo em vista a organização simbólica e de poder, por meio da teoria de Pierre Bourdieu, considerando as categorias: poder simbólico, habitus e campo. Optou-se por realizar uma pesquisa circunscrita a um determinado contexto linguístico dialético. A pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, com base principalmente nas obras A economia das trocas simbólicas e O poder simbólico, ambas de Bourdieu. A pesquisa acerca das teorias de Bourdieu possibilitou ver com clareza as contradições existentes nos campos de poder sindical e estatal, estimulando a compreensão crítica acerca dessa realidade. Além disso, promoveu a criação de conhecimento e aprendizagem, tendo os conceitos de Bourdieu como fonte de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Diretora de Graduação e Avaliação Institucional da PUCPR. Presidente da Comissão Própria de Avaliação da PUCPR. Doutora em Educação.

Edson Rodrigues Passos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciado em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná.Especialização em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa - UFPR. Mestrado em Educação-Universidade Tuiuti do Paraná. Doutorando em Educação - PUCPR. Atualmente, é professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e da rede privada de ensino.

Downloads

Publicado

22-03-2023

Como Citar

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; PASSOS, Edson Rodrigues. Pierre Bourdieu: poder simbólico, campo e habitus na realidade sindical dos trabalhadores em Educação Básica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023005, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4171. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4171. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda