Políticas públicas da educação em Guiné-Bissau

desafios para a conquista do direito à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4184

Palavras-chave:

o direito à educação na Guiné-Bissau, políticas públicas da educação, neoliberalismo.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os desafios para a conquista do direito à educação na Guiné-Bissau, por meio das políticas públicas, durante o período pós-independência. Essa reflexão torna-se necessária no sentido de elucidar a realidade social contemporânea deste país em termos da garantia desse direito social voltada para a população guineense. Os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: i) o exame de documentos oficiais; ii) a realização da pesquisa bibliográfica e iii) a análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que para a efetividade da garantia do direito à educação relacionada ao acesso e permanência de toda população guineense, conforme previsto nos marcos legais analisados, há um longo caminho de construção do processo democrático a ser percorrido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Gomes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Paraná - UFPR, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas-MG e bolsista de CAPES pelo PPGE/UNIFAL-MG, Licenciado em Sociologia e Bacharel em Humanidade pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira- UNILAB. 

Natalino Neves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Adjunto da Faculdade de Educação (FaE), Departamento de Administração Escolar (DAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas (UFMG). Atua em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação.

Downloads

Publicado

03-10-2023

Como Citar

GOMES, Bruno; SILVA, Natalino Neves da. Políticas públicas da educação em Guiné-Bissau: desafios para a conquista do direito à educação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023029, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4184. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4184. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda