Cosmovisão do povo Mapuche e sua troca cultural

integração insuficiente com o Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4272

Palavras-chave:

visão de mundo, educação intercultural, identidade.

Resumo

Esta pesquisa se baseia na visão de mundo do povo Mapuche e sua religião e na importância da relação do homem com tudo: a terra, os pontos cardeais, o sol, a lua ou as estrelas; por sua vez, sua cultura gastronômica e respeito à Mãe Terra e seu intercâmbio cultural, considerando sua expansão para os pampas argentinos e a intensificação do comércio entre eles e os crioulos. Mostra-se que este povo é e sempre foi um dos grupos étnicos mais importantes do país, tanto pelo seu peso sócio demográfico, como pelo seu sentido de identidade cultural, embora quando eles vão para a cidade, muitos deles têm vindo a perdê-lo. A metodologia é de natureza histórica, recorrendo a fontes primárias e secundárias, sobretudo em pesquisas e publicações de historiadores que se dedicam ao estudo da sua identidade. Por fim, será possível concluir se a língua persiste, tanto nos jovens quanto nos adultos e a importância do intercâmbio cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estela Socías Muñoz, Universidad Mayor

Docente Escuela de Educación Universidad Mayor. Magíster en Literatura PresIdenta de ACHLI, Chile.

Teresa González-Pérez , Universidad de La Laguna

Profesora Catedrática de Historia de la Educación. Universidad de La Laguna (España). Doctora en Historia. Licenciada en Filosofía y Letras (Sección de Historia). Licenciada en Filosofía y Ciencias de la Educación. Maestra (Profesora de EGB) especialidad en Ciencias Humanas. Máster de Formación del Profesorado (CAP). Imparte docencia en estudios de grado y posgrado en la Facultad de Educación y en la Facultad de Humanidades en el Máster de Estudios de Género y Políticas de Igualdad. Adscrita al Programa de Doctorado en Educación y al Programa de Doctorado en Estudios Interdisciplinares de Género.

Publicado

07-06-2023

Como Citar

MUÑOZ, Estela Socías; GONZÁLEZ-PÉREZ , Teresa. Cosmovisão do povo Mapuche e sua troca cultural: integração insuficiente com o Chile. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023008, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4272. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4272. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda