Alinhando os tijolos

pilares da identidade profissional do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4614

Palavras-chave:

identidade profissional, formação docente, prática educativa.

Resumo

O presente trabalho tem como tema a construção da identidade profissional do professor, tendo como objetivo investigar o conceito, as características da identidade profissional do professor e os aspectos que influenciam em sua construção. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram elencadas as principais concepções dos autores pesquisados, definidos conceitos-chave e desenvolvidas reflexões nessa premissa. Os autores para este estudo foram selecionados com vistas a alcançar os objetivos elencados. Os resultados apontaram a identidade como uma construção constante, tendo início antes da formação inicial, percorrendo a formação inicial, a prática (e as reflexões sobre a prática), juntamente com as formações continuadas. Além disso, concluiu-se que não existe professor “ideal” e nem modelo único de identidade. Desta forma, a identidade profissional docente se transforma ao longo de sua formação e não ficar estagnada, mas se adequa ao meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelly Wouters Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter.  Especialista em  Educação para sexualidade pela Universidade Federal do Rio Grande, em Educação Especial Inclusiva pela Uniasselvi e em Docência na Educação pela mesma instituição. Acadêmica de Licenciatura em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal de Santa Maria.

Jaqueline do Espírito Santo Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Rio Grande

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande, Professora EBTT do Instituto Federal do Rio Grande do Sul; área: Enfermagem. 

Downloads

Publicado

27-07-2023

Como Citar

SILVA, Emanuelly Wouters; COSTA, Jaqueline do Espírito Santo. Alinhando os tijolos: pilares da identidade profissional do professor . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023024, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4614. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4614. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda