A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia

discursos e práticas pedagógicas na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4937

Palavras-chave:

educação antirracista, formação de professores, ensino superior.

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral analisar produções discursivas de membros da comunidade acadêmica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Deste modo propomos uma discussão sobre os estudos sobre as relações étnico-raciais no currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, tendo como ponto central as demandas curriculares antirracistas. A investigação está ancorada no debate realizado no campo da educação para as relações étnico-raciais. O método da História Oral incluiu a revisão de literatura sobre a temática e entrevistas que possibilitaram a análise de interpretações concorrentes e relações de poder/conhecimento. A análise revela que embora as políticas públicas educacionais já estejam introduzidas no campo educacional no país, há reivindicações com vistas à uma educação antirracista, onde a discussão acerca dos estudos das relações étnico-raciais ainda ocorrem em disciplinas optativas.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Batista da Silva, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da UC

Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra, no âmbito do (Projeto 725402 - POLITICS - ERC-2016-COG). Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

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Publicado

07-06-2023

Como Citar

SILVA, Marcos Antonio Batista da. A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023010, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4937. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4937. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda