Licenciatura em Computação

que curso é esse?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4944

Palavras-chave:

licenciatura em computação, contexto histórico, censo da educação superior.

Resumo

O desconhecido curso de Licenciatura em Computação completou, em 2022, 25 anos de existência. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado. Neste recorte, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, sendo apresentada uma pesquisa documental sobre o curso de Licenciatura em Computação. Nossos objetivos neste artigo foram: compreender o contexto histórico do Brasil em relação a área de Computação até o surgimento do curso de Licenciatura em Computação, conhecer algumas características específicas do curso, como objetivos, perfil do egresso, habilidades e competências e analisar as ofertas do curso de Licenciatura em Computação com base no Censo da Educação Superior. Como resultado desta pesquisa foi possível compreender as necessidades, naquele momento, que levaram à criação do curso, além de algumas características da formação profissional deste docente. Com relação à oferta do curso, segundo o Censo de Educação Superior, foi perceptível em nossa análise uma diminuição significativa do número de instituições, prevalecendo a oferta do curso em Instituições de Ensino Superior Públicas e na modalidade presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Tinós Peviani, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Marília, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Professora efetiva na Universidade Federal da Grande Dourados. 

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Possui graduação em Letras - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Downloads

Publicado

21-07-2023

Como Citar

PEVIANI, Claudia Regina Tinós; PANIAGO, Maria Cristina Lima. Licenciatura em Computação: que curso é esse?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023016, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4944. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4944. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda