A pesquisa como princípio pedagógico no contexto do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais (IFs)

uma análise bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4947

Palavras-chave:

formação humana integral, currículo integrado, educação profissional técnica de nível médio.

Resumo

Este trabalho é resultado da primeira fase de uma pesquisa em desenvolvimento com a temática da pesquisa como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio com foco nos cursos integrados dos Institutos Federais e objetivou mapear e analisar o que já se produziu em termos de conhecimentos científicos no contexto das dissertações e teses. Como procedimento metodológico, foi realizada uma busca no portal de periódicos da CAPES a partir dos descritores: "pesquisa como princípio pedagógico", "pesquisa como princípio educativo" e "pesquisa na escola". Ao todo, foram selecionados 9 trabalhos para as análises. Esta etapa da pesquisa revelou a modesta produção sobre a temática em âmbito nacional, bem como a imprecisão conceitual no que se refere à compreensão da pesquisa como princípio pedagógico e apontou para a necessidade de ampliação das discussões, uma vez que tal conceito é central na proposta de formação humana integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Mariani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande/ Várzea Grande - MT.

João Vitor Gobis Verges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS

Doutor em Ciências do Ambiente pela Universidade de Lisboa (ICS/FC), Doutor em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão. Licenciado e Bacharel em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Atua como docente no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Nivea Massaretto Verges, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. Licenciada e bacharel em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Atualmente é Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP - Rio Claro e Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

27-10-2023

Como Citar

MARIANI, Fábio; VERGES, João Vitor Gobis; VERGES, Nivea Massaretto. A pesquisa como princípio pedagógico no contexto do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais (IFs): uma análise bibliográfica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023038, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4947. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4947. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda