Formação do pesquisador em contexto de pandemia

reflexões sobre o ensino remoto na pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4950

Palavras-chave:

pesquisa em educação, formação do pesquisador, ensino remoto.

Resumo

Este artigo analisa a relação entre a formação do pesquisador em nível de pós-graduação em contexto de pandemia e como este tem se organizado na UFPA e seus campi. A metodologia desta pesquisa foi orientada pelo Materialismo Histórico-Dialético com Abordagem Qualitativa, tendo como procedimento técnico o Estudo de Caso. Os resultados da pesquisa explicitam que 72% dos(as) discentes tiveram que alterar/adaptar o método da pesquisa durante a pandemia, além de dificuldades de acesso às tecnologias e à internet que os estudantes enfrentam. Conclui-se que essa formação online dificulta aos alunos construírem as condições de apropriação e efetivação do arcabouço teórico, metodológico e técnico, intrínseco à indissociável relação estabelecida entre a teoria e a prática na pesquisa científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elielson Farias dos Prazeres, Universidade Federal do Pará - UFPA

Especialista em Informática Educativa pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista do Programa Direitos Humanos, Infâncias e Diversidade no Arquipélago do Marajó (Campus Universitário do Marajó/Breves).

João Batista do Carmo Silva, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Educação pelo PPGED - UFPA. Professor da FAED – CUNTINS – UFPA. 

Benilda Miranda Veloso Silva , Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Educação no PPGE/FaE/UFMG. Mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura. Especialista em Educação da Rede Pública Estadual (SEDUC-PA). 

Downloads

Publicado

28-07-2023

Como Citar

PRAZERES, Elielson Farias dos; SILVA, João Batista do Carmo; SILVA , Benilda Miranda Veloso. Formação do pesquisador em contexto de pandemia: reflexões sobre o ensino remoto na pós-graduação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023025, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4950. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4950. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação no contexto da Pandemia da COVID-19