Sinal de alerta

experiências educacionais no contexto de pandemia da COVID-19 nos municípios de Sorocaba e Votorantim/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4951

Palavras-chave:

formação docente, organização curricular, pandemia COVID-19.

Resumo

Este estudo apresenta experiências de dois sistemas públicos municipais de ensino do interior paulista no contexto pandêmico da COVID-19, que teceram ações educacionais para minimizar os impactos ocasionados pela suspensão das aulas nas etapas de distanciamento social - analisando, entre elas, a formação contínua dos professores como eixo comum em seus processos de reorganização e prática curricular. A metodologia utilizada é composta de pesquisa documental e relatos de professores quanto às possibilidades formativas ofertadas e atividades curriculares. Os resultados apontam que cada município construiu soluções, de acordo com suas peculiaridades, na condução de práticas necessárias na Educação Básica, traçando diversidades e semelhanças em suas ações educativas. Os espaços formativos foram de suma importância ao aprendizado coletivo, reestruturação curricular e trocas de experiências entre os professores nesta fase conturbada na qual a educação brasileira vivenciou no período pandêmico, quando o ensino remoto e o uso das tecnologias foram desafios para educadores desses municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGED) na linha de pesquisa 1: Formação de professores e práticas educativas, membro do ETNS - Grupo de Pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde, Orientadora Pedagógica de escola do Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba-SP. 

Rosa Aparecida Pinheiro, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Professora da UFSCar, campus Sorocaba, no curso de graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. Integrante do GT 18 EJA - ANPED. Coordenadora Acadêmica do Programa Residência Pedagógica. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Estágio Doutoral na Universidad de Barcelona, e Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuação no campo de pesquisa, ensino e extensão em Formação de Professores, Currículo e Educação de Jovens e Adultos.

Renata Cristina Rogich Merighi, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação, membro do NEPEN - Núcleo de estudos e pesquisas sobre narrativas educativas, formação e trabalho docente do PPGED UFSCar. Diretora de escola do Sistema Municipal de Ensino de Votorantim-SP. 

Downloads

Publicado

07-06-2023

Como Citar

CAVALHEIRO, Adilene Ferreira Carvalho; PINHEIRO, Rosa Aparecida; MERIGHI, Renata Cristina Rogich. Sinal de alerta: experiências educacionais no contexto de pandemia da COVID-19 nos municípios de Sorocaba e Votorantim/SP. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023012, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4951. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4951. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação no contexto da Pandemia da COVID-19