O processo de ensino-aprendizagem sobre o meio ambiente e o reflexo da sociedade atual para as questões ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4966

Palavras-chave:

educação, pedagogia, recursos naturais.

Resumo

O presente trabalho aborda a formação de estudantes sobre conceitos básicos de meios ambiente e sustentabilidade. O objetivo desse trabalho é analisar e compreender quais são os saberes que os estudantes já construíram sobre práticas de proteção ambiental, propor ação para que estudantes construam conhecimentos essenciais sobre o meio ambiente e interpretar as informações trabalhadas por eles em atividade teórico-práticas sobre sustentabilidade ambiental. A metodologia desta pesquisa utiliza objetivos explicativos, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando para tanto, procedimentos documentais, bibliográficos e estudo de caso. Foi possível a realização de atividade teórico-prática com os estudantes de uma escola pública dentro dos diversos anos de estudo. O experimento prático propiciou aos alunos construir o conhecimento sobre a importância do meio ambiente residencial com a análise da quantidade de resíduos sólidos de polímeros que é acumula em pouco tempo em suas residências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariadne Barbosa Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado em Biotecnologia e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Foi destaque de Iniciação Científica no ciclo de PIBIC 2011-2012 na UCDB. Foi agraciada com o prêmio Uriel Franco Rocha pelo Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária em 2016, por melhor trabalho na área de Entomologia. Parte de seu doutorado foi realizado nos Estados Unidos, na University of Nebraska - Lincoln, departamento de School of Natural Resources (SRN).

Anderson Martins Corrêa, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede (ProfEPT). Doutor em Educação - UFMS. Mestre em Educação Matemática - UFMS. Pós-Graduação Lato Sensu em Organização do Trabalho Pedagógico, em Educação Matemática, do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental - (UNIDERP). Graduado em Matemática-Licenciatura - UFMS. Professor efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Downloads

Publicado

30-10-2023

Como Citar

GONÇALVES, Ariadne Barbosa; CORRÊA, Anderson Martins. O processo de ensino-aprendizagem sobre o meio ambiente e o reflexo da sociedade atual para as questões ambientais . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023040, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4966. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4966. Acesso em: 14 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda