Atitudes afetivas dos docentes em relação ao ensino remoto na pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4972

Palavras-chave:

ensino superior, emoções, sentimentos.

Resumo

Esta pesquisa analisou as atitudes afetivas (sentimentos e emoções) dos professores quanto à adesão ao ensino remoto. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada com 20 professores de uma Universidade Federal. Os dados foram tratados e analisados por meio da codificação de dois ciclos, testes estatísticos (Mann-Whitney, ANOVA de Friedman e Wilcoxon Signed Rank) e análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram um misto de emoções e sentimentos conflitantes vivenciados pelos docentes antes, durante e depois do período letivo suplementar (remoto). Constatou-se que essas atitudes variaram conforme o tempo de exposição à experiência, e que o impulso para as atitudes afetivas positivas dos docentes está atrelado às relações com o seu público, aos seus valores e ao sentimento de pertencimento à instituição. Os achados desta pesquisa podem ser explorados pelas instituições de ensino para desenvolver ou melhorar ações estratégicas que contemplem aspectos socioemocionais dos professores em contexto de crise ou de mudanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane da Silva Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância, pela Universidade Federal Rural do Pernambuco - UFRPE, especialista em em Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, graduada em Administração pela Universidade Estadual do Piauí, atualmente atua como docente do Instituto Federal de Educação do Piauí, no eixo de gestão e negócios.

Anatália Saraiva Martins Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA); atuou como Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Ciências Administrativas desta universidade. Tem formação de mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez pós-doutorado em Gestão na Université Pierre Mendès-France (UPMF), França. 

Downloads

Publicado

22-03-2023

Como Citar

SOUZA, Dayane da Silva Rodrigues de; RAMOS, Anatália Saraiva Martins. Atitudes afetivas dos docentes em relação ao ensino remoto na pandemia da Covid-19. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023007, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4972. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4972. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação no contexto da Pandemia da COVID-19