A Educação do Campo em eventos nacionais sobre o ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4988

Palavras-chave:

educação no campo, ensino de física, pedagogia da alternância.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi traçar um panorama sobre o ensino de Física na Educação do Campo, apontando características e tendências da produção acadêmica. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura com o Modelo Sistemático para Pesquisas em Bancos de Dados com Acesso Livre – MSPBAL. O material coletado consistiu em trabalhos publicados nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física – EPEFs e dos Simpósios Nacionais de Ensino de Física – SNEFs em um recorte de tempo de 24 anos (1998-2021), desde quando surgiu a expressão “Educação do Campo”. Os resultados mostram uma predominância de pesquisas na região Nordeste e vinculadas às Escolas Famílias Agrícolas e às Licenciaturas em Educação do Campo, sinalizando para o potencial profícuo da pedagogia da alternância. Apontam também para um ensino de Física que valoriza a cultura e a interpretação e a ação sobre a realidade camponesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinalva da Conceição Sousa, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Educação do Campo/Ciências da Natureza, na Universidade Federal do Piauí- UFPI, no campus Senador Helvídio Nunes de Barros- CSHNB, em Picos-PI. Membro do Grupo de de Pesquisas em Ensino de Física em Contexto. Membro do Grupo Educação do Campo e Ensino de Ciências. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre o Ensino de Ciências- NEsPEC. 

Maria Juliana Farias Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Educação do Campo/Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), Picos - PI. Mestrado em andamento em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre o Ensino de Ciências- NEsPEC.

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui licenciatura em Física pela UFU. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente atua no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), área Ciências da Natureza, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos, PI). Foi Coordenador da LEdoC no biênio 2019-2021. É líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores de Ciências e membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ensino de Ciências. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEsPEC). 

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

SOUSA, Edinalva da Conceição; SILVA, Maria Juliana Farias; SILVA, Alexandre Leite dos Santos. A Educação do Campo em eventos nacionais sobre o ensino de Física . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023043, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4988. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4988. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda