Uma análise dos discursos de professores de Educação Física sobre trabalho pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5077

Palavras-chave:

trabalho pedagógico, educação física, educação.

Resumo

O objetivo foi analisar os discursos dos professores de Educação Física sobre o trabalho pedagógico que realizam em uma rede municipal do interior do RS. Para produção de dados foi realizada entrevista semiestruturada com 14 professores da Rede de um município da região central do Rio Grande do Sul. As entrevistas foram analisadas tendo como referência as categorias do Materialismo Histórico Dialético: totalidade, historicidade, contradição, mediação e práxis. Também foram consideradas as categorias de conteúdo: Trabalho pedagógico, Sentidos e Educação Física. Compreendeu-se que os professores produzem os sentidos do trabalho pedagógico por meio da descrição de desafios e possibilidades, por meio dos quais se tornam professores. Portanto, a produção dos sentidos do trabalho pedagógico ocorre a partir da relação dialética entre trabalho, significados e tornar-se professor, num movimento contínuo que ocorre no interior da escola durante o trabalho pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Dalla Nora, Prefeitura Municipal de Santa Maria - Secretaria de Município da Educação

Doutora em Educação pela UFSM. Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria.

 

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Educação pela UFRGS. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação da UFSM.

 

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

DALLA NORA, Daiane; FERREIRA, Liliana Soares. Uma análise dos discursos de professores de Educação Física sobre trabalho pedagógico. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023052, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5077. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5077. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda