Ética e responsabilidade na pesquisa educacional

honestidade intelectual e ciência como solidariedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5154

Palavras-chave:

ética, pesquisa científica, honestidade intelectual.

Resumo

Em um contexto marcado por manipulações, negacionismo e contínuos ataques à ciência, a temática da ética, reponsabilidade na pesquisa e da honestidade intelectual dos pesquisadores eleva sua importância. Nesse sentido, este artigo de caráter bibliográfico aborda o tema da ética e responsabilidade na pesquisa científica focalizando a questão da honestidade intelectual. A problemática balizadora de nossas reflexões interroga em que medida a honestidade intelectual impacta nos processos e resultados relacionados à pesquisa científica e mais especificamente na área educacional e seus desdobramentos na sociedade? Assim, o objetivo desse estudo é problematizar a questão da ética e responsabilidade na pesquisa científica e mais especificamente no campo educacional tendo em vista os impactos da honestidade intelectual e seus desdobramentos sociais. A perspectiva metodológica adotada é a da hermenêutica e os aportes teóricos consideram principalmente as contribuições de pensadores contemporâneos que abordam a questão ética e suas implicações sociais. Os resultados indicam que a honestidade intelectual e o compromisso com o mundo são fundamentais no trabalho científico para que se possa propor soluções para problemas reais que a sociedade demanda com vistas à promoção de um mundo melhor para todos e não apenas para alguns eleitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Lopes , Centro Universitário Internacional - UNINTER

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional UNINTER. Professor da área de Humanidades do Centro Universitário UNINTER.

Alvino Moser, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Doutor em Filosofia pela Universite Catholique de Louvain. Decano e Professor do Centro Universitário Intternacional UNINTER.

Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Metodologia de Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/ Unicamp, graduação em História pela Universidade de Coimbra. Atualmente é professora adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná. 

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

LOPES , Luis Fernando; MOSER, Alvino; PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Ética e responsabilidade na pesquisa educacional: honestidade intelectual e ciência como solidariedade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023053, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5154. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5154. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda