A aprendizagem baseada em problemas na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5156

Palavras-chave:

educação superior, PBL, aprendizagem.

Resumo

O presente artigo pretende identificar as diversas formas empregadas da aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação superior e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa básica descritiva, tendo como procedimento metodológico um estudo bibliográfico. Verificou-se que o uso da PBL na educação superior favorece a aprendizagem de competências. Além disso, a PBL gera benefícios no processo de ensino-aprendizagem no que se refere à motivação e experiências que o aluno consegue ter. Isso impõe a constatação de que o sucesso no processo de ensino-aprendizagem na educação superior tem relação com o uso de meios que permitam que os alunos vivenciem e experimentem situações que sejam as mais próximas possíveis da sua realidade.

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Biografia do Autor

Rodrigo Ramos Alves, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela UTFPR; Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Fausto dos Santos Amaral Filho, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor-pesquisador do PPGED da Universidade Tuiuti do Paraná.

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Publicado

28-05-2024

Como Citar

ALVES, Rodrigo Ramos; AMARAL FILHO, Fausto dos Santos. A aprendizagem baseada em problemas na educação superior. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024005, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5156. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5156. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda