O encontro com a história

a escolha da profissão docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5159

Palavras-chave:

história de vida, formação docente, ensino de história.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como as experiências pessoais, acadêmicas e profissionais podem influenciar na escolha da profissão docente. O exercício de escuta das vivências e experiências narradas nos conduziram à compreensão de que as experiências de vida dos professores estão presentes e inferem sobre seu ser profissional. O estudo foi realizado com seis professores de História da rede estadual de ensino em um município situado na região oeste potiguar. Com uma abordagem qualitativa, fizemos uso da entrevista do tipo história de vida. As falas dos entrevistados foram forjadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que as experiências de vida e formação do sujeito professor estão presentes em seu cotidiano escolar e inferem na atitude reflexiva sobre o ser professor e, quando rememoradas, transformam-se em um caminho autoformativo por meio do olhar sobre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessione Morais da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer - SEEC-RN

Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Mossoró. Mestre em Ensino pelo Programa em Pós-Graduação em Ensino (PPGE) - UERN/Campus Pau dos Ferros. Docente da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (SEEC-RN). 

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros

Mestre em Sociologia Rural pela UFPB e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Atualmente é Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Pau dos Ferros).

Maria Audenora das Neves Silva Martins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Natal

Graduada em Pedagogia e Direito. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do curso de Direito, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Natal. 

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

SILVA, Gessione Morais da; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos; MARTINS, Maria Audenora das Neves Silva. O encontro com a história: a escolha da profissão docente. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023050, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5159. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5159. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda