Despovoamento e resistência originária

identidade, educação e cultura (UFAM/Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5167

Palavras-chave:

resistência originária, identidade, educação.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como o originário relaciona as conexões ideológicas existentes com a sociedade não originária e a educação escolar originária, abordando as lutas e conquistas dos povos originários por meio dos movimentos de resistência e da revitalização dos modos próprios e identidade do ser Pupỹkary. Por meio dos enredos, apresentar-se-á o depoimento de uma liderança Pupỹkary, no qual aborda o que é ser originário frente as reflexões históricas e as contextualizações do sistema da educação escolar do Sul do Amazonas. Os efeitos da violência sofrida trazem como consequências o silenciamento da própria identidade e alienação sobre sua própria história. Dessa forma, para as abordagens, o estudo apresenta dados da entrevista com um representante e liderança Pupỹkary que mora na zona urbana (Lábrea-AM), em consonância com a cosmovisão acerca da identidade, educação e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcioni da Silva Monteiro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutoranda em Educação - UFAM. Possui Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH; Pós graduada em Educação e Sociedade - UNINA; Pós graduação em Gestão Pública - UFAM. Licenciatura em Artes Visuais e Pedagogia, ambas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Lábrea - SEMEC.

Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Pedagogia - Supervisão escolar e magistério pela Universidade Federal de Rondônia. Doutorado em Diagnóstico e avaliação educativa-psicopedagogia pela Universidade da Coruña (2004, registrado UNB, Brasil). Exerce suas funções como Professora DE, Titular, na Universidade Federal do Amazonas- Campus do Vale do Rio Madeira - Instituto de Educação.

Downloads

Publicado

12-04-2024

Como Citar

MONTEIRO, Alcioni da Silva; MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento. Despovoamento e resistência originária: identidade, educação e cultura (UFAM/Brasil). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024002, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5167. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5167. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda