Egressos do Colégio Militar de Manaus e o acesso à educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5189

Palavras-chave:

egressos, colégio militar de Manaus, acesso à educação superior.

Resumo

O percurso no Ensino Médio desenha-se como um elemento importante na perspectiva daquele que deseja cursar a Educação Superior. O objetivo é analisar fatores que permearam o Ensino Médio no Colégio Militar de Manaus (CMM) contribuintes para o acesso à Educação Superior de seus egressos. O enfoque metodológico foi quanti-quali e usou questionário fechado e entrevista semiestruturada na coleta dos dados. Os resultados mostram que 85,7% dos egressos participantes desta pesquisa ingressaram na universidade, desses 83,3% em instituições públicas. Somente 10,2% dos ingressantes na Educação Superior são de primeira geração, e que 48,7% deles ingressaram em cursos como Direito, Engenharia e Medicina. Da análise qualitativa constatou-se, que a preparação acadêmica é o fator de maior relevância ao acesso à Educação Superior, que as atividades extracurriculares contribuíram para a escolha do curso universitário; as normas, interações e o contexto familiar são contributivos ao desempenho acadêmico desses egressos na Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clodoaldo Fernandes de Freitas, Colégio Militar de Manaus

Possui pós-graduação "Lato Sensu" em Psicopedagogia Educacional pela Faculdade de Educação da Serra e graduação em Licenciatura Plena - Habilitação em Física pela Universidade Federal do Amazonas. Possui curso de Aperfeiçoamento em Física para professores de 2º grau pela Fundação Universidade do Amazonas. É professor e coordenador de Física do Colégio Militar de Manaus.  Atualmente é mestrando em Educação pela Universidade La Salle - Canoas. 

Vera Lucia Felicetti, Universidade Católica de Pernembuco

Possui graduação em licenciatura Plena-Habilitação em Matemática pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

FREITAS, Clodoaldo Fernandes de; FELICETTI, Vera Lucia. Egressos do Colégio Militar de Manaus e o acesso à educação superior. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023057, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5189. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5189. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda