A presença dos pressupostos freireanos em cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas do Estado do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5192

Palavras-chave:

presença freireana, cursos de pedagogia em instituições públicas, educação à distância.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a presença de pressupostos freireanos em cursos de Pedagogia a distância no estado do Rio Grande do Sul. Tratou-se de uma pesquisa desenvolvida a partir dos Projetos Pedagógicos de Cursos de instituições públicas do estado. Utilizando a Análise Textual Discursiva, identificamos algumas aproximações teórico-metodológicas com o pensamento freireano. Os documentos sinalizaram a importância de considerar a realidade dos educandos, entretanto não adentram em questões de como transformá-la. Ademais, percebemos sintonia com o referencial de Paulo Freire pela adoção de uma concepção progressista de educação, todavia não foi possível identificar como essa realidade tem sido trazida para dentro dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD) e desenvolve pesquisas na área de Educação com ênfase em Educação em Ciências. 

Caroline Côrtes Lacerda, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI campus Santiago. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (2013). Doutora em Educação e Ciências: Química da vida e saúde -UFSM. 

 

Cristiane Muenchen , Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora Associada nível 3, da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

28-05-2024

Como Citar

PEREIRA, Diuliana Nadalon; LACERDA, Caroline Côrtes; MUENCHEN , Cristiane. A presença dos pressupostos freireanos em cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024006, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5192. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5192. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda