A integração da neurociência na formação de professores

aprimorando a compreensão dos processos cognitivos e afetivos na aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5240

Palavras-chave:

neurociência, processos cognitivos, formação docente.

Resumo

O objetivo deste manuscrito foi examinar o papel da afetividade nos processos cognitivos, adotando uma perspectiva neurocientífica. A metodologia envolveu análise de pesquisas científicas e percepções de alunos do programa especial de formação de docentes, sobre a emoção e a afetividade na aprendizagem. Os resultados destacaram a importância de adquirir conhecimentos neurocientíficos para desenvolver estratégias de ensino eficazes, fundamentadas na compreensão dos processos cerebrais. Indicaram que a integração da neurociência na formação docente contribui para o entendimento dos mecanismos cognitivos, emocionais e afetivos envolvidos na aprendizagem, permitindo abordagens pedagógicas mais eficientes. Além disso, ressalta-se a importância de cursos e atividades de formação contínua nessa área, bem como a interdisciplinaridade na abordagem neurocientífica no currículo de formação de professores. A aplicação desses conhecimentos neurocientíficos pode promover uma educação mais efetiva, inclusiva e personalizada, melhorando o ambiente de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Adélia da Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Educação Tecnológica, pelo CEFET-MG. Professora e Coordenadora Acadêmica Nacional do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Professora e Coordenadora Adjunta no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG). Professora e Coordenadora do Programa Especial de Formação Docente (PEFD).

Cinthia Paolla Rodrigues Mendes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é enfermeira da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais , Professora - ISEIB FIBH e Enfermeira do trabalho na empresa Sou perito. 

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

COSTA, Maria Adélia da; MENDES, Cinthia Paolla Rodrigues. A integração da neurociência na formação de professores: aprimorando a compreensão dos processos cognitivos e afetivos na aprendizagem. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024031, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5240. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5240. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda