“Quem falar vai sentar no chão frio!”

coação, comunhão e liberdade na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5269

Palavras-chave:

educação infantil, Martin Buber, formação docente.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a relação entre adultos e crianças em espaços institucionais, bem como pensar o desafio de uma formação docente que respeite as crianças como sujeitos. Como metodologia, foram analisados eventos, descritos em duas teses e três dissertações, no âmbito de um grupo de pesquisa que tem a Educação Infantil como um dos eixos principais. Esses cinco trabalhos tiveram a observação do cotidiano de creches e pré-escolas como estratégia metodológica, permitindo reflexões sobre a qualidade das relações entre adultos e crianças, em aproximação com a obra de Martin Buber. Este autor, conhecido como filósofo do diálogo, compreende o ser humano na relação com o outro, com o mundo, com o seu contexto histórico. As análises apontam para práticas de coação e autoritarismo, com pouca oportunidade de expressão das crianças. O texto apresenta a formação como um caminho ético para a quebra do automatismo e a repetição de práticas engessadas. Essa formação deve incluir as histórias e as experiências docentes, garantindo espaços de diálogo, a fim de tornar o(a) professor(a) responsável e responsivo, capaz de estabelecer relações dialógicas com as crianças.

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Biografia do Autor

Alexandra Pena, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, Especialização em Educação Infantil pela PUC-Rio, Mestrado pelo Instituto de Psicologia da UFRJ e Doutorado em Educação pela PUC-Rio. Pós-doutorado no Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa INFOC (Infância, Formação e Cultura). Professora do Departamento de Educação da PUC-Rio. 

Liana Garcia Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutora em Educação, Mestra em Educação e Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pedagoga graduada pela UERJ. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Departamento de Estudos da Infância (DEDI).Orientadora Pedagógica da rede municipal de ensino de Duque de Caxias/RJ. 

Marina Pereira de Castro e Souza, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – FEBF

Possui graduação em Psicologia pela UFRJ. Especialização em Docência e Educação Básica pela UFF. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela PUC-Rio. Professora do Departamento de Formação de Professores, na área de Educação Infantil, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é vice-coordenadora do grupo de pesquisa Educação Infantil e políticas públicas (EIPP), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

PENA, Alexandra; CASTRO, Liana Garcia; SOUZA, Marina Pereira de Castro e. “Quem falar vai sentar no chão frio!”: coação, comunhão e liberdade na Educação Infantil . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024044, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5269. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5269. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda