Tecnologias digitais no apoio à aprendizagem de crianças e jovens com câncer

um mapeamento sistemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5280

Palavras-chave:

tecnologia, câncer infantojuvenil, educação.

Resumo

Este mapeamento sistemático identifica e analisa pesquisas nacionais e internacionais para compreender que tipo de aprendizagem está sendo buscada em intervenções com recursos tecnológicos digitais no apoio a jovens em tratamento oncológico. A metodologia utilizada foi a seguinte: definição das questões de pesquisa, string e critérios de inclusão e exclusão. A busca foi realizada no Portal de Periódicos da Capes. Após os filtros de inclusão e exclusão, oito trabalhos foram selecionados. Os resultados demonstram que as pesquisas abordam a aprendizagem focada em aspectos de saúde, com predominância do uso de jogos digitais e da abordagem teórica baseada em mHealth. Assim, foi possível identificar potencialidades de desenvolvimento de pesquisa no contexto da aprendizagem escolar dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo dos Santos, Universidade Feevale

Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Licenciado em Letras - Português & Inglês pela Universidade Feevale.

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Mestre e doutora em Ciência da Computação pela UFRGS. Pesquisadora no PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.  Bolsista de Produtividade DT 1D CNPq.

Downloads

Publicado

19-07-2024

Como Citar

SANTOS, Paulo Ricardo dos; BARBOSA, Débora Nice Ferrari. Tecnologias digitais no apoio à aprendizagem de crianças e jovens com câncer: um mapeamento sistemático. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024014, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5280. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5280. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda