O discurso e o ensino no campo da linguagem e a formação dos sujeitos aprendentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5286

Palavras-chave:

linguagem, ensino, formação.

Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir a inserção da docência no campo discursivo e como ela é apreendida pelos sujeitos aprendentes, uma vez que é recoberta por códigos que precisam ser significados e ressignificados nas práticas sociais. Para este estudo, inicialmente, contaremos com as contribuições teóricas de Fairclough, Orlandi, Perisse, Sacristán e Pérez Gómez, entre outros. Parte-se da premissa de que o ensino não é um processo neutro e, portanto, sua ação pode resultar na manutenção ou transformação de uma realidade. É de extrema importância para a formação dos sujeitos aprendentes e, quando localizada na forma de prática discursiva, pode ser ministrada para a acomodação dos sentidos ou para seu aperfeiçoamento. O ensino é a fonte que lança as palavras e, com total segurança, elas podem mudar a história, e porque não o dizer, consequentemente, mudar o homem em suas relações consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleyds Silva Domingues, Carolina University

Pós-Doutora em Educação e Religião. Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Graduada em Direito, Teologia, Pedagogia e Educação Cristã. Professora do Programa de Mestrado em Ministério da Carolina University e do Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico. 

Kátia Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste da UFPE

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretora de Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (PROGRAD/DGA). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ProPEd UERJ. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Música Sacra - Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil.

Publicado

22-07-2024

Como Citar

DOMINGUES, Gleyds Silva; CUNHA, Kátia Silva. O discurso e o ensino no campo da linguagem e a formação dos sujeitos aprendentes . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024015, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5286. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5286. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda