Influência do PIBID na escolha pela carreira docente

o que dizem os ex-bolsistas egressos de um curso de Licenciatura em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5300

Palavras-chave:

formação de professores, contribuições do PIBID, iniciação à docência.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a influência da participação no PIBID para a escolha da carreira docente. Para tal, foram aplicados questionários aos ex-bolsistas egressos de um curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Federal do norte do Paraná. O link do questionário foi enviado via e-mail para 41 ex-bolsistas egressos do curso em questão, dos quais, 33 responderam. O questionário era composto por perguntas abertas e fechadas sobre: o tempo de permanência no Programa; a influência da participação na escolha pela carreira docente; pontos positivos e negativos do Programa; a experiência e a contribuição do PIBID para a atuação profissional desses ex-bolsistas. No presente artigo, propomo-nos a analisar as respostas dos participantes para uma única pergunta, que se refere à motivação do estudante em seguir a carreira docente. Os dados foram analisados segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo e as 62 Unidades de Análise puderem ser agrupadas em 5 categorias emergentes: Convívio no contexto escolar; Vivência da profissão docente; Estímulo à carreira docente; Aprimoramento da formação inicial; Desinteresse. Por meio delas foi possível evidenciar a influência do PIBID para a escolha dos ex-bolsistas egressos em seguir a carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele Borges Licurgo, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Licenciada em Química pela UTFPR. Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. 

Enio de Lorena Stanzani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutor em Educação para a Ciência pela Unesp/Bauru - SP. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Apucarana e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR).  

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Bacharel e Licenciada em Matemática pela UEL, Mestre em Matemática pela UEL, Mestre em Educação pela UEL e Doutora em Educação para a Ciência pela Unesp. Professora da Universidade Estadual de Londrina, atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). 

Downloads

Publicado

11-06-2024

Como Citar

LICURGO, Graziele Borges; STANZANI, Enio de Lorena; PASSOS, Marinez Meneghello. Influência do PIBID na escolha pela carreira docente: o que dizem os ex-bolsistas egressos de um curso de Licenciatura em Química. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024011, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5300. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5300. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda