Impactos e resultados do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR) na Amazônia amapaense

o caso de uma Universidade Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5335

Palavras-chave:

PARFOR, formação de professores, Amapá.

Resumo

Neste artigo, analisamos o Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR) como uma política pública de formação de professores e suas implicações no contexto amazônico, em especial na Amazônia amapaense. Nosso objetivo consiste em averiguar como se deu a execução do programa no estado do Amapá no período de 2009 a 2022, e verificar como a Universidade do Estado do Amapá contribuiu para a formação de professores deste estado brasileiro. Para isso, fundamentamo-nos em teóricos que discutem o PARFOR como uma política de formação em larga escala que se desenha conforme a região de seu funcionamento. A investigação foi desenvolvida com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados, constatamos que o PARFOR tem uma contribuição de cunho quantitativo para a certificação de professores no Amapá, e que a Universidade do Estado do Amapá tem uma contribuição significativa nos dados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wollacy Esquerdo Lima, Universidade Federal do Amapá - Unifap

Possui mestrado em Educação Pela Universidade Federal do Amapá, Graduação em Matemática pela Escola Madre Tereza e Faculdade Madre Tereza e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. É Pesquisador associado a ANPED - Associação Nacional de Pesquisas em Educação.

 

Alexandre Adalberto Pereira, Universidade Federal do Amapá - Unifap

Possui Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás . Professor associado da Universidade Federal do Amapá.

 

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

LIMA, Wollacy Esquerdo; PEREIRA, Alexandre Adalberto. Impactos e resultados do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR) na Amazônia amapaense: o caso de uma Universidade Pública. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024028, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5335. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5335. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda