Funções educativas dos gêneros cinematográficos:

costumes, sensibilidades e representações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5339

Palavras-chave:

cinema e educação, gêneros cinematográficos, educação das emoções e sensibilidades.

Resumo

O presente artigo pretende elucidar a relação entre cinema e Educação pensando nas potencialidades educativas de um filme a partir de seu gênero cinematográfico. A efetividade do trabalho pedagógico e educativo com um filme depende em grande parte de como o gênero dessa obra operacionaliza elementos intrínsecos da linguagem cinematográfica. Portanto, a necessidade de compreender as possíveis funções educativas do gênero fílmico deve ser levada em conta quando há intenção de utilizar um filme no processo de ensino/aprendizagem. Sendo assim, ao longo desse texto serão apresentadas três funções educativas dos gêneros de cinema: o controle das emoções, a educação dos sentidos e sensibilidades e as representações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno José Yashinishi, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da CAPES /UEL (Doutorado). Mestre em História, cultura e identidades pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Possui pós graduação lato sensu em Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia, Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Graduado em Filosofia pelo Centro Educacional Claretiano - Studium Theologicum de Curitiba, Graduado em Sociologia pela Universidade Paulista - UNIP. 

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela UNESP. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fellow of Norbert Elias Foundation. Bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq PQ-2.

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

YASHINISHI, Bruno José; HONORATO, Tony. Funções educativas dos gêneros cinematográficos: : costumes, sensibilidades e representações. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024029, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5339. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5339. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda