ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O FAZER PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL
COMPREENDENDO EXPERIÊNCIAS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5357Palavras-chave:
ensino remoto emergencial, tecnologia educacional, teoria fundamentada em dados.Resumo
Esta pesquisa objetiva compreender percepções e práticas de professores durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa com percurso metodológico baseado na Grounded Theory (GT). A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que, durante o ERE, os docentes tiveram outras visões acerca das tecnologias no contexto educacional, mas a sua integração como potencializadoras dos processos de ensino e aprendizagem não ocorreu em função da ausência de elementos como práxis pedagógica, políticas públicas educacionais e equidade social. Isso interferiu diretamente no fazer docente. Ainda que reforcem pontos já largamente discutidos no âmbito da pesquisa educacional, o uso da GT e a formulação de conclusões totalmente emergentes dos dados experienciais dos sujeitos da pesquisa podem contribuir para ratificar a importância dessa metodologia nos estudos da área da educação bem como para fortalecer as discussões críticas sobre as tecnologias no cenário pós-pandêmico.
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