ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O FAZER PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL

COMPREENDENDO EXPERIÊNCIAS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5357

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, tecnologia educacional, teoria fundamentada em dados.

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender percepções e práticas de professores durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa com percurso metodológico baseado na Grounded Theory (GT). A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que, durante o ERE, os docentes tiveram outras visões acerca das tecnologias no contexto educacional, mas a sua integração como potencializadoras dos processos de ensino e aprendizagem não ocorreu em função da ausência de elementos como práxis pedagógica, políticas públicas educacionais e equidade social. Isso interferiu diretamente no fazer docente. Ainda que reforcem pontos já largamente discutidos no âmbito da pesquisa educacional, o uso da GT e a formulação de conclusões totalmente emergentes dos dados experienciais dos sujeitos da pesquisa podem contribuir para ratificar a importância dessa metodologia nos estudos da área da educação bem como para fortalecer as discussões críticas sobre as tecnologias no cenário pós-pandêmico.

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Biografia do Autor

Daysemara Simone Santana Trindade, Prefeitura Municipal de Itajubá - Escola Municipal Professor Carmo Cascardo

Possui graduação em História pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (Fepi). Pós-graduação em Design Instrucional para EaD Virtual pela UnifeiI e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter). Mestrado em Educação em Ciências, pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei).  Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Itajubá, tutora no curso "Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade" ofertado pela Universidade Federal de Itajubá em parceria com a UAB. 

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Possui graduação em Letras, especialização em Língua Portuguesa, Mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora adjunta da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e  docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unifei. 

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Publicado

15-05-2025

Como Citar

TRINDADE, Daysemara Simone Santana; RODRIGUES, Alessandra. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O FAZER PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL: COMPREENDENDO EXPERIÊNCIAS DOCENTES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025018, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5357. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5357. Acesso em: 20 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda