O LUGAR DA GESTÃO ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5435

Palavras-chave:

gestão da educação, coordenação pedagógica, lei 10.639/2003.

Resumo

A pesquisa em tela objetivou analisar o lugar da Gestão Escolar no processo de promoção da educação antirracista de acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para isso, valemo-nos da abordagem qualitativa e desenvolvemos uma pesquisa documental cuja análise se deu por meio de elementos da técnica de Análise de Conteúdo. Como resultados principais, constatamos que o lugar da Gestão Escolar, segundo o documento analisado, é o lugar de se posicionar criticamente contra a discriminação étnico-racial, assumindo a gestão e a coordenação de momentos de ensino que considerem conteúdos, unidades de estudo, elaboração de materiais didáticos, programas e projetos direcionados à Educação das Relações Étnico-Raciais nas diferentes áreas do conhecimento. Além disso, trata-se de um lugar que deve se responsabilizar por garantir a abordagem de estudos da temática nos documentos institucionais da escola, mas também no planejamento e oferta de formação continuada de professores/as, visando à efetivação da Lei 10.639/2003 pela promoção da educação antirracista no viés de uma gestão democrática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joaklebio Alves da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (AMESG/FADIMAB) e em Pedagogia. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (PPGE/UPE). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE). Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lotado na Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Formação de Professores (UAE/CFP).

  • Fábio Marques Bezerra, Universidade de Pernambuco (UPE)

    Possui graduado nas Licenciaturas em História (UFPE), Educação Física (UPE) e Pedagogia Bilíngue Libras/Português (INES). Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI pela UPE. Mestrado e doutorado em Educação (Linha de pesquisa: Memórias e Identidades) pela UFPE. Atualmente é professor de Educação Física no Colégio Militar do Recife (CMR) e em cursos de licenciatura no IFPB pelo Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR e na modalidade EaD pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), na UFPE, UPE e UFRPE.

Downloads

Publicado

14-05-2025

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

O LUGAR DA GESTÃO ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025017, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5435. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5435. Acesso em: 13 dez. 2025.